quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O que é a Bíblia?




Muitas pessoas consideram que a Bíblia é o livro inspirado por Deus, sagrado, verdadeiro e infalível. Estas pessoas podem também descrever a Bíblia como um guia moral e espiritual, identificando-a com a designação de Escrituras Sagradas.

Outras pessoas poderão descrever a Bíblia como sendo apenas uma colecção arbitrária de textos que incluem contos e lendas antigas.

Pondo, para já, de lado as qualificações subjectivas que cada um pode atribuir, a Bíblia é, objectivamente, uma colecção de livros que habitualmente se apresentam numa única encadernação. O número de livros varia consoante o cânon (digamos um standard), sendo que o principal dita que a Bíblia seja composta por 66 livros. Alguns destes livros já terão cerca de 2.500 anos (embora a tradição atribua maior antiguidade a alguns escritos), enquanto os mais recentes têm menos de 1.900 anos, tendo circulado isolados ou em pequenas compilações, até ao século IV, quando foi estabelecida aquela que é a actual composição da Bíblia.

Portanto, os livros da Bíblia foram redigidos num período de pelo menos seiscentos anos. Isso indica que foram muitos os autores e, de facto, foram dezenas, muitos deles anónimos.


Estrutura
O conteúdo da Bíblia está repartido por dois grandes blocos - Antigo Testamento e Novo Testamento. Para simplificar, digamos que, tal como se dividem as datas e eras em Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.), as chamadas Escrituras Sagradas estão divididas nestes dois grandes blocos.

Aproveitemos esta referência ao modo de representar datas para definir desde já que, uma vez que aqui vamos pôr em causa a historicidade de Jesus, também chamado Cristo, em vez de Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.), vamos utilizar as designações de Antes da Era Comum (AEC) e Era Comum (EC) respectivamente. Estas designações são perfeitamente equivalentes no que respeita à utilização do calendário, com a vantagem de serem neutras do ponto de vista de denominações religiosas.

A organização dos livros em capítulos e versículos foi iniciada apenas no século XIII EC. Aproveitamos para indicar qual vai ser a notação aqui utilizada para localizar um texto na Bíblia (Livro capítulo:versículo), por exemplo:
  • Mateus 2:10 (livro Mateus, capítulo 2, versículo 10)
  • 1 Samuel 10:3,4 (1º livro Samuel, capítulo 10, versículos 3 e 4)
  • Génesis 19 (Génesis, capítulo 19 inteiro)

Vamos começar com o Antigo Testamento e descobrir ou recapitular algumas histórias interessantes e relevantes para o entendimento da história e religião dos judeus (ou hebreus, ou israelitas). Algumas destas histórias, por serem demasido embaraçosas ou chocantes, não fazem parte dos programas de catequização de nenhuma denominação religiosa.

Um comentário:

  1. quem escreveu a Biblia é para louvar à Nosso Senhor Jesus
    nós se salva se vai ler Biblia.

    ResponderExcluir