terça-feira, 10 de março de 2009

A visita do triplo Yahveh





Depois de uma primeira revelação de Yahveh (Génesis, capítulo 12), e outra revelação de El-Shaddai (Deus Poderoso, Génesis, capítulo 17), Abraão recebe Yahveh na sua tenda (Génesis, capítulo 18; esta alternância entre os nomes divinos, El-Shaddai e Yahveh, é reveladora de uma fusão de histórias provenientes de tradições distintas).

Em Génesis 18, Yahveh, aparentemente sob a forma de três homens, visita Abraão e Sara.
Genesis 18:1-2: Yahveh apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até o chão.

A descrição desta cena parece indicar que um dos homens seria Yahveh e os outros dois seriam acompanhantes pois, na continuação desta cena, "os homens partiram para Sodoma" (Génesis 18:22) mas Yahveh continuou com Abraão e, em Génesis 19:1, ficamos a saber que "dois anjos chegaram a Sodoma". Então quem visitou Abraão? Três homens? Ou Yahveh e dois anjos?

O objectivo desta visita de Yahveh é anunciar que Abraão e Sara iriam finalmente ter um filho.  O relato mostra que Abraão e Sara já eram de idade avançada (eram nonagenários, segundo Génesis 17) nesta altura. Sara, que certamente tinha senso de humor, perguntou se “ainda iria ter prazer, sendo o marido já tão velho” (Génesis 18:12).

Estes homens eram notavelmente limitados. Depois de comerem carne de vitela oferecida por Abraão, perguntaram a este onde se encontrava Sara. Ora, Sara estava na tenda a uma distância tão curta que lhe permitia ouvir toda a conversa (Génesis 18:9-15)!

Yahveh queria aproveitar esta visita para também anunciar a Abraão que iria destruir Sodoma, mas estava hesitante porque sabia que Abraão tinha um sobrinho, Lot, a viver lá. Finalmente, Yahveh desvenda o seu propósito mas Abraão instou-lhe que poupasse a família do seu sobrinho (Génesis 18:16-33).

Os dois anjos que acompanhavam Yahveh foram visitar Lot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário