quarta-feira, 15 de abril de 2009

Moisés - o plágio de Sargão da Acádia



O nascimento

A história do nascimento de Moisés tem detalhes semelhantes aos encontrados para Sargão da Acádia. Vejamos o que se encontrou escrito sobre Sargão:
Inscrição encontrada em Ninive (Biblioteca de Assurbanipal)
Sargão, o poderoso rei, rei da Acádia, eu sou. [...] Minha mãe, a alta sacerdotisa, concebeu-me, e deu-me à luz em segredo. Ela colocou-me em um cesto de juncos, e selou a tampa com betume. Ela colocou-me no rio que não me submergiu. O rio levou-me a Akki, o tirador de água. Akki, o tirador de água, ergueu-me ao mergulhar seu balde. Akki, o tirador de água, tomou-me como seu filho e criou-me. Akki, o tirador de água, colocou-me como seu jardineiro. Enquanto eu era um jardineiro, Istar concedeu-me seu amor. E durante quatro e (...) anos eu exerci a realeza. [...]

Resumidamente e segundo o livro do Êxodo, a vida de Moisés inicia-se no ambiente de escravatura a que os hebreus estavam submetidos no Egipto. Antes do seu nascimento, o Faraó, assustado com o crescimento populacional dos escravos hebreus, decretou, como medida de controlo demográfico, a morte de todos os recem-nascidos. A mãe de Moisés, para poupar o filho ao infanticídio, esconde-o numa cesta e coloca-a no rio. Essa cesta é encontrada pela filha do Faraó que adopta Moisés como seu filho. Muito mais tarde, em adulto, Moisés fica revoltado com a forma como os hebreus são tratados e, depois de matar um capataz egípcio, fugiu para longe, para uma terra chamada Midiã.

Referência sobre Sargão: http://www.ancient.eu/Sargon_of_Akkad/

16 comentários:

  1. marlon professor de arquiologia do iraque tudo que aconteçel no berço da umanidade que foi a mesopotmia vem repetindo ate hoje porque os seres vivos sempre volta as suas origens para contar a mesma historia e como macacos sempre vai comer bananas mais os idiotas desenformados que leva uma vida de gado paga para ser enganado imagine voce empurrando dinheiro no rabo de padre e no cu do edir maçedo paraescutar essas mentiras que começol com os epicos de gilgamesh sai dessa vida bando de otarios

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo.

    Por ser um texto longo, segue o Link:

    http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2010/10/capitulo-57-lendas-e-mitos-no-antigo.html

    Saudações ireligiosas
    Oiced Mocam

    ResponderExcluir
  3. Segue mais uma pesquisa e leitura interessante, lei e forme a sua própria opinião!
    Mas não ignore.

    http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2010/10/capitulo-56-arqueologos-contestam.html

    ResponderExcluir
  4. Qualquer semelhança com a vida historiada de Moisés não teria sido mera coincidência?

    ResponderExcluir
  5. Os "hebreus" desde o tempo de José eram aliados dos invasores Hicsos, uma vez derrotados foram reduzidos a escravizadão, ou servidão, por isso.

    ResponderExcluir
  6. Esta história foi criada de propósito para Moisés, para encobrir sua real identidade faraônica, Akhenaton. Ambos os personagens tem mais semelhanças que imaginam.

    Akhenaton, o mestiço, o criador do monoteísmo egípcio.

    Estudem sobre Akhenaton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade a Divindade crida pelos hebreus fora rejeitada pelo panteao egipcio . O nome Moises em sua origem era egipcio , ' Moses '

      Excluir
  7. São consideradas lendas SUMERIANAS.
    A vida de Moisés.
    Caim e Abel
    O Dilúvio etcc...

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler um estudo sobre as possibilidades desse personagem (Sargão) ser identificado na Bíblia como Ninrode em detrimento de Gilgamesh. O autor apresentou seu ponto de vista utilizando traduções do hebraico, nomes de cidades, registros históricos, etc. Mesmo assim não pode ser conclusivo pois não há evidência suficiente.
    O que vejo aqui é justamente o contrário. O infeliz pega um pequeno texto, e basedo apenas em suas próprias idéias, já sai querendo ensinar a VERDADE pro mundo.
    Alguém já parou para pensar que talvez VÁRIAS CRIANÇAS tenham sido colocadas em cestos em rios na tentativa de preservar suas vidas?
    Porque é a Bíblia que tem que estar errada ou copiou relatos de outros povos? Não podem estar se referindo aos mesmos fatos?
    Existe algo que impeça isso? Não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, procoura saber sobre Ninrode segundo a perspectiva JUDAICA. pastor ou padre traduzindo hebraico pra mim é igual doleiro de partido político.
      Ninrode NÃO sucumbiu ao dilúvio, e ficou sobre a arca (vai anotando) e foi tratado por Noé.
      Viajei muito??? Vai buscar os comentaristas judaicos, que são os DONOS do que chamam velho testamento, que vai encontrar os absurdos que acabei de dizer.
      Fonte: Bereshis (2 volumes) ArtScroll. Hebraico, com comentários em inglês.

      Essas mães de santo soltando barquinhos com bebês não cola :)

      Excluir
  9. Segundo a lenda, Rei Sargão de Akkad foi colocado em uma cesta de junco e lançado no rio por sua mãe. Ele foi resgatado por Aqqi, que o adotou como seu próprio filho.

    “Sargão, rei forte, rei de Akkad, eu sou. A minha mãe era uma sacerdotisa, o meu pai, não sei. A minha família paterna habita a região da montanha. A minha cidade [de nascimento] é Azupiranu, que fica na margem do rio Eufrates. A minha mãe, uma sacerdotisa, concebeu-me, em segredo. Ela colocou-me numa cesta de junco, com betume ela calafetou a minha escotilha. Ela abandonou-me no rio do qual eu não podia escapar. O rio levou-me até Aqqi. Aqqi, o carregador de água ergeu-me quando mergulhou o seu balde. Aqqi, o carregador de água, criou-me como sendo seu filho adotivo. Aqqi, o carregador de água, colocou-me a trabalhar no seu jardim. Durante o meu trabalho no jardim, Ishtar amou-me de modo que durante 55 anos governei como um rei.” (Citação resumida de A lenda de Sargão, de Brain Lewis.)

    Isso soa muito com a narrativa sobre Moisés em Êxodo 2 e Sargão viveu cerca de 800 anos antes de Moisés ter nascido. Então a história de Moisés foi plagiada da história de Sargão, certo? Errado. A lenda da infância de Sargão, como ele foi colocado em uma cesta e enviado por um rio, vem de duas tabuletas cuneiformes do 7º século a.C. (da biblioteca do rei assírio Assurbanipal, que reinou 668-627 a.C.) encomendadas por Sargão II (721-705 a.C.), escritas centenas de anos APÓS o livro de Êxodo (o livro de Êxodo foi escrito por volta de 1400 a. C.). Se alguém quiser argumentar que uma narrativa copiou de outra, teria que ser o contrário: a lenda de Sargão parece ter copiado do Êxodo de Moisés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sabe que o livro de Êxodo foi escrito por volta de 1400 a.C.?

      Excluir
    2. Concordo. Sou de origem judaica, potanto judeu. São coicidencias, diversas crianças foram jogadas em rios, em cestas. Moisés é um hebreu(judeu) que libertou seu povo da escravidão no egito.

      Excluir
    3. Paulo Ramos, sou judeu se vc é ateu não tente por erros na religião dos outros. Sabe aqueologia e Historia e c
      Analizam as coisas dizem quando

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...