sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Calendário - A contagem dos anos


NOTA PRÉVIA: aqui faço uso das abreviaturas AEC/EC (Antes da Era Comum/Era Comum) em vez de a.C./d.C (antes de Cristo/depois de Cristo).

A contagem dos anos

O calendário juliano tinha como referência a data mítica da fundação de Roma (Ab Urbe Condita, 753 AEC). No entanto o calendário juliano não dava muita importância à numeração dos anos - dava mais ênfase de como cada ano era estruturado em termos de dias e meses. Durante séculos os anos foram quase sempre referidos em relação ao ano de regência do imperador em exercício (ex. 15º ano de Tibério) ou qualquer evento notável (uma guerra importante ou as olimpíadas, p.ex).


No fim do ano 1037 Ab Urbe Condita (1037 AUC ou 284 EC), Diocleciano tomou o poder no Império, ficando o ano seguinte como o 1º Anno Diocletiani (AD). Esta contagem de anos foi utilizada durante mais de 240 anos.

Diocleciano foi um forte perseguidor de cristãos mas, nas épocas posteriores, os cristãos tornaram-se uma força importante no Império, obrigando o imperador Constantino a tolerá-los e oficializar, a partir do Concílio de Niceia (ano 41 de Diocleciano, 325 EC), a Igreja Católica.

Por volta do ano 241 de Diocleciano (525 EC) o Papa João I pediu a um monge chamado Dionísio Exíguo para fazer o cálculo dos dias de Páscoa para os anos seguintes. Como o dia de Páscoa variava de ano para ano, porque tinha de ser próximo da lua-cheia, de vez em quando era necessário calcular a data em que a Páscoa ocorreria nos anos seguintes para se poder preparar convenientemente as celebrações.

Para além de calcular as data pedidas, Dionísio definiu retroactivamente que Jesus teria nascido em 25 de Dezembro do ano 753 AUC. Segundo os seus cálculos, o dia 1 de Janeiro de 754 AUC teria sido, portanto, o primeiro dia do primeiro Anno Domini (Ano do Senhor, AD, aproveitando a sigla usada na contagem de Diocleciano).

Lucas 3:1-23 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Ituréia e de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados; ...
Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, ... Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; ...

Dionísio provavelmente baseou os seus cálculos para o Anno Domini somente no texto de Lucas 3:1-23 pois parece ter ignorado todas as outras referências dos evangelhos e referências históricas, nomeadamente a morte de Herodes e o censo de Quirinius.


AUC
AEC/EC
Diocleciano 
Eventos
1
753 AEC

Data da mítica fundação de Roma por Rómulo.
750
4 AEC

Morte de Herodes o Grande. Segundo algumas passagens nos evangelhos, Jesus deveria ter nascido antes desta data.
753
1 AEC

Segundo os cálculos de Dionísio Exíguo, Jesus nasceu em 25 Dezembro de 753 AUC.
754
1 EC

Anno Domini. Dionísio não especificou um ano “zero”, porque atribuíu números ordinais aos anos.
759
6

Censo de Quirinius sobre a Judeia. Em Lucas é declarado que Jesus nasceu durante este censo.
782
29

15º ano de Tibério. Segundo Lucas 3:1-23, por volta deste ano, João Baptista começou a aparecer em público.
783
30

Segundo Lucas, no seguimento da popularização de João Baptista, Jesus é baptizado aos trinta anos.
1001
248

O imperador Filipe (o Árabe) celebra o milénio de Roma.
1038
285
1
Diocleciano toma o poder em Roma em Novembro de 1037 AUC e o ano seguinte é contado como 1º de Diocleciano.
1078
325
41
Constantino convoca o Concílio de Niceia e dá início à Igreja Católica (gr. katholikós; universal).
1229
476
192
Abdicação de Rómulo Augusto, fim do Império Ocidental.
(1278)
525
241
O monge Dionísio Exíguo encarrega-se de reformar o calendário.
(2765)
2012

Presente



Para ler sobre os problemas no enquadramento histórico dos evangelhos,

5 comentários:

  1. ERRADO (obsoleto) estamos em 2013, de acordo com o ISO 8601 -- http://en.wikipedia.org/wiki/ISO_8601

    ResponderExcluir
  2. Simplório, desprovido de dados, em síntese, um lixo!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem sombras de duvidas estes dados estão muito solidos. Existe um otimo livro (em espanhol/francês) que reune tais dados, tenho a versão em PDF caso queira.

    Enfim... A data provável de NASCIMENTO de Cristo é cogitada por muitos estudiosos como sendo final de SETEMBRO ou OUTUBRO do ano 5AC como sendo a mais provável. Se considerarmos esta data, os QUASE 30 ANOS caem em 26DC (e ele teria 29 quase 30 aqui, assim como diz as escrituras!), lembrando que o CALENDARIO NOSSO não existe ANO 0... Contando-se a partir dai, os 3 anos e meio de pregação, chega-se a data de sua morte no ano 30DC do mes de ABRIL! E outra coincidência é que esta data cai bem na Páscoa judaica e precedente ao Sabado! É por isso que se tinha o costume de quebrar os pés dos crucificados para não entrar no Sábado (dia da semana sagrado para os judeus). Jesus tinha 33 para 34 anos exatamente nesta data, iria completar 34 no final de Setembro/inicio de Outubro.

    ResponderExcluir
  4. De qualquer forma, Jesus dividiu, indiretamente, esse calendário, queira você GOSTE ou NÃO e a maioria esmagadora dos países do globo utilizam utilizam o calendário a.C./d.C. Provando mais uma vez que o cristianismo fez mais pela humanidade que o ateísmo 🤣🤣🤣

    ResponderExcluir