segunda-feira, 25 de março de 2013

Paulo - As Cartas Perdidas (aos Coríntios)






Pelo conteúdo das cartas de Paulo, temos mais argumentos para suspeitar que os conteúdos do Novo Testamento não estão dispostos pela ordem correcta ou estão em falta. Em duas passagens, Paulo refere-se a conteúdos que não se encontram onde seria natural encontrar.

Na Primeira Carta aos Coríntios, Paulo fala de uma carta anterior:
1 Coríntios 5:9 Já por carta vos escrevi que não vos comunicásseis com os que se prostituem; ...

Que carta seria essa? Temos as seguintes hipóteses:

-          Paulo referia-se a uma carta anterior (0ª Coríntios...?) que não ficou incluída no Novo Testamento;

-          este parágrafo deveria pertencer a 2ª Coríntios e foi colocado por engano junto com o conteúdo de 1ª Coríntios;



Mas na Segunda Carta aos Coríntios, encontramos o seguinte:
2 Coríntios 2:4 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.

Não se consegue ligar este parágrafo com o conteúdo de 1ª Coríntios, mas podemos ligar com o conteúdo de 2ª Coríntios, capítulos 10 a 13.

Portanto, 2ª Coríntios poderia ser composta por duas (ou mais) cartas, por ordem invertida:

-          2ª Coríntios, capítulos 10 a 13, uma carta lamechas cheia de ressentimentos contra os coríntios;

-          2ª Coríntios, capítulos 1 a 9, uma carta de reconciliação (o capítulo 9, que fala sobre uma colecta de dinheiro, pode ter sido uma carta completa e autónoma);



Notavelmente as cartas de Paulo sofreram cortes e colagens antes de chegarem aos nossos dias!


15 comentários:

  1. Mesmo que não tenha sido ele, mas um discípulos muito próximo, reflete as ideias de Paulo. No primeiro século havia muitos outros cristãos inspirados.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que não tenha sido ele, mas um discípulos muito próximo, reflete as ideias principais de Paulo e da Igreja do primeiro século. Portanto é uma carta digna de crédito.

    ResponderExcluir
  3. eu creio que quando escrevemos algo inspirado no que outra pessoa escreveu o pensamento desenvolvido não pertece a vc mais sim a outra pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase tudo de 1ª e 2ª Coríntios foi escrito pelo mesmo autor. O que eu aponto aqui é o arranjo que indica que originalmente seriam mais do que 2 cartas ou a ordem dos conteúdos foi alterada.

      Excluir
    2. Boa noite meu Irmão,
      Se analisares os verso 9 do capítulo 5 de 1 Corinthios em outros idiomas, vai perceber que a tradução é diferente do Português. Eu peguei uma da encyclopedia alemã, por ser mais antiga e percebi que que paulo fala que já escreveu "antes" , o que explica a deficiência em traduzir "ja voz tinha escrito" pois esquecemos que em português arcaico isso se refere ao passado remoto. No alemão isso fica evidenciado na palavra "anteriormente".

      Conthios 5:9
      Ich habe euch im vorigen Briefe geschrieben, nicht zu verkehren mit Unzüchtigen, Coríntios 5:9 Tradução:(Eu escrevi para você na carta anterior para não se associar com lascivos,) SOCIEDADE ENCYCLOPEDIA BRITANICA

      Já por carta vos tenho escrito (no sentido anterior), que não vos associeis com os que se prostituem; 1 Coríntios 5:9 ALMEIDA CORRIGIDA E FIEL

      Forte abraço!

      Excluir
    3. Obrigado pela sua contribuição!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Com que bases científicas você formula hipóteses táo estapafúrdias, seu idiota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo neste artigo! Este artigo até é dos mais simples deste blogue.

      Excluir
    2. O tolo despreza o conhecimento, mas o sábio o guarda!
      O tolo grita e xinga, o sabio cala.
      Devemos ser como os crentes de Beréia ou os de Tessalôica?
      Ao invés de usar um vocabulário pérfido e ofensivo, porque não explicas e grifa de fato porque não faz sentido. Podes expor sua visão e todos chegaremos uma conclusão. ninguem nunca ganhou no grito, nem fazendo pouco caso do estudo de outrem. Aguardo vosso parecer.

      Excluir
    3. Sola Lupus parabéns vc disse tudo!

      Excluir
  5. Ei pessoas, não sejam tão ignorantes, é claro que o novo testamento foi mexido e de fato Roma, os concilios e tudo mais o que acaonteceu no passado decidiram o que lemos na Biblia, livros foram queimados, livros foram retirados, se o nome do messias foi alterado e o nome do Eterno retirado, condila livros, cartas etc.

    ResponderExcluir
  6. alguém saberia me dizer o que esta escrito na terceira carta aos corintios ?

    ResponderExcluir
  7. Obrigado como nos somos enganados mais a minha fe no criador e no Salvador não será abalada

    ResponderExcluir
  8. No prefeito entendimento, concluímos que possa não haver carta perdida, mas sim, a segunda carta de Paulo aos coríntios reflecte duas (a segunda e a terceira carta). Uma parte trata da reconciliação dos coríntios com Paulo em função do seu apostolado, ou seja, Paulo procura através dela reorientar o comportamento da comunidade aos preceitos do Evangelho; outra parte, quando tudo parece organizado tendo em conta as notícias que Tito traz, Paulo resolve escrever novamente mas com o propósito de falar sobre as colectas para os necessitados de Jerusalém, o amor, etc.

    ResponderExcluir