sexta-feira, 1 de março de 2013

Paulo - O Cristo não Demora Nada





A primeira carta de Paulo à igreja de Tessalónica é considerada como um dos mais antigos escritos cristãos que sobreviveram até aos dias de hoje. É, tal como as demais cartas de Paulo, anterior aos evangelhos. O conteúdo de 1ª Tessalonicenses é geralmente considerado genuíno e atribuído a Paulo, o fundador de muitas igrejas cristãs.


1ª Tessalonicenses - à espera de Cristo para breve

Nesta carta, Paulo conforta os seus leitores com a esperança de que Cristo os virá buscar ainda durante a sua vida, apesar de alguns deles já terem morrido:
1 Tessalonicenses 4:13-18 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

É possível que Paulo tenha fundado esta comunidade em Tessalónica, uns anos antes de escrever esta carta. Esta igreja, tal como outras, terá sido fundada com a mensagem de que o Cristo iria aparecer brevemente, muito brevemente. Entretanto passaram alguns anos e, naturalmente, alguns dos membros desta comunidade morreram entretanto...

Paulo continua a sua exposição, indicando que este evento iria suceder de surpresa, sem nenhum sinal a avisar com antecedência:
1 Tessalonicenses 5:2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;

Os sucessores de Paulo, mais tarde, devem ter sido obrigados a abandonar esta doutrina por se tornar insustentável à medida que mais fiéis iam envelhecendo e morrendo sem nada de extraordinário acontecer.

Por outro lado, Paulo diz que aguarda Jesus descer dos céus "com grande brado... ao som da trombeta de Deus", mas Paulo nunca diz como é que Jesus subiu aos céus. Como é que Jesus vai descer, se Jesus não subiu ao céu depois de ressuscitar? Pelo menos Paulo não conta que Jesus subiu ao céu em 1 Coríntios 15.

Paulo nunca fala de uma ascensão de Cristo porque crê que Jesus ainda não saiu do céu: Jesus fez-se carne, morreu e ressuscitou e tudo isso aconteceu nos céus. Paulo está à espera que Cristo desça pela primeira vez.


2ª Tessalonicenses - afinal o Cristo demorará

A 2ª Carta aos Tessalonicenses é claramente uma fraude (usurpação da identidade de Paulo); caso contrário teríamos de considerar a primeira e muitas outras como fraude. Nesta carta, numa flagrante inversão, o autor tenta provar que a primeira é uma fraude para desacreditar os seus conteúdos.

Em primeiro lugar, o autor tenta convencer o leitor de que a primeira carta não foi escrita por Paulo ou que, pelo menos, andariam a circular cartas de autoria falsificada (“epístola como enviada por nós”):
2 Tessalonicenses 2:1-3 Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nóscomo se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; ...


Em segundo lugar, o autor desacredita a doutrina de que Cristo viria brevemente e de surpresa. Contrariamente à doutrina da primeira carta, o Cristo iria demorar e antes haveria um período de grandes tormentos para os crentes pela “presença de Satanás” (2 Tessalonicenses, capítulo 2).
Em terceiro lugar, muitos dos conteúdos da primeira carta repetem-se na segunda, como se fosse intenção do autor reescrever a primeira carta à luz de uma interpretação posterior.

Finalmente, o autor exprime que só as cartas “assinadas” por Paulo é que eram as verdadeiras:
2 Tessalonicenses 3:17 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo, o que é o sinal em cada epístola; assim escrevo.

A Primeira Carta aos Tessalonicenses não tem esta “assinatura” de Paulo, mas tem o estilo, o calor pessoal e intimidade (com os leitores) que se encontram no conjunto das cartas consideradas genuínas.


1ª Tessalonicenses
2ª Tessalonicenses
O Cristo virá brevemente.
O Cristo ainda demorará.
O Cristo aparecerá de surpresa
Antes de o Cristo vir acontecerão coisas assinaláveis
-
O autor adverte que existem cartas falsas em seu nome
-
O autor assina a carta no final com o nome Paulo e diz que é assim que as cartas autênticas devem estar


A principal conclusão é que as duas cartas são contraditórias, por isso é um absurdo ambas fazerem parte do Novo Testamento.



1ª Tessalonicenses - o anti-semitismo inserido

Um problema que se coloca em 1ª Tessalonicenses é sobre a autoria de três versículos claramente anti-semitas (1 Tessalonicenses 2:14-16). Vejamos o contexto:
1 Tessalonicenses 2:13-18 ... Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. [ Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judeia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; os quais mataram ao Senhor Jesus, bem como aos profetas, e a nós nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caiu sobre eles afinal. ] Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por algum tempo, de vista, mas não de coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu.

Nos versículos suspeitos (assinalados entre parentesis rectos) Paulo estaria a dizer o seguinte:
-          os judeus mataram Jesus e os profetas;
-          os judeus não agradam a Deus;
-          os judeus são contrários a todos os homens;
-          os judeus perseguiam os cristãos da Judeia;
-          os judeus impediam os gentios (não judeus) de se tornarem crentes;
-          até que finalmente a ira de Deus caiu sobre eles;


Tudo isto não é nada provável de ser dito por um judeu, pois Paulo seria judeu. Para além disso, “a ira de Deus que caiu sobre eles” só pode ser entendida como a destruição de Jerusalém em 70 EC, muito depois desta carta ter sido escrita, e, nessa altura, Paulo já teria morrido e não teria assistido a esta “ira de Deus”.

Presumindo que se trata de uma inserção posterior, vejamos como é que seria o texto sem a suposta inserção:
1 Tessalonicenses 2:13-18 ... Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. [ ... ] Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por algum tempo, de vista, mas não de coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu.

Parece que não se nota a falta dos versículos anti-semitas.

Um comentário:

  1. Só estas inserções de 1 Tessalonicenses?
    Ou refere-se a todas as inserções nas cartas de Paulo?
    Obrigado

    ResponderExcluir