segunda-feira, 1 de junho de 2015

Assírios e Babilónios (Parte 4) - Israel é vassalo



Legenda:

-          reis de Judá;
-          reis de Israel;
-          reis da Síria.


A Assíria entra no cenário bíblico

Em 854 a.C. uma coligação de 12 reis, incluindo Ben-Hadad II de Aram (Síria) e Acabe de Israel defrontam Shalmaneser III da Assíria, na batalha de Qarqar. O resultado foi de grandes perdas para os dois lados da batalha. Acabe é referido numa estela que Shalmanezer III erigiu.

Em 850 a.C., os reis de Israel e Judá - Acabe e Jeosafat respectivamente - partem juntos para a guerra para recuperarem a cidade de Ramote-Gileade que estava nas mãos dos sírios, mas perdem e Acabe morre na batalha (1 Reis 22).

Acabe é sucedido pelo seu filho mais velho, mas este morre numa queda da varanda do seu quarto (2 Reis 1). Outro filho de Acabe, Jeorão, assume o trono de Samaria.

Entretanto Moabe revolta-se contra Israel, mas uma coligação Israel-Judá-Edom, com Jeorão e Jeosafat, foi travar a rebelião do rei Mesha para no fim ficarem chocados com tal desespero do rei moabita que, em aflição, fez um sacrifício humano nas muralhas da sua cidade (2 Reis 3). Moabe consegue a vitória - Qemosh vence Yahveh.

Em 843 a.C. Aram (Síria) tem um novo rei, Hazael. Por volta deste tempo, em Judá, Acazias, neto de Acabe e também neto de Jeosafat senta-se no trono em Jerusalém, continuando a aliança Judá-Israel.

Reis assírios desta época:

Período (AEC)
Rei
Descrição
859-824
Shalmaneser III
Defrontou os sírios em Qarqar. Teve o rei Jeú de Israel como seu tributário.
824-811
Shamshi-Adad V
Filho de Shalmaneser III
811-783
Adad-nirari III
Filho de Shamshi-Adad V e Shammuramat. A sua mãe deve ter sido influente no reino quando Adad ainda era muito novo para reinar. Cercou Damasco no tempo de Ben-Hadad III, em 796 AEC, o que levou à recuperação de Israel.
783-773
Shalmaneser IV
Filho de Adad-nirari III
773-755
Ashur-dan III
Filho de Adad-nirari III. O seu reinado foi marcado por duas pragas que assolaram a Assíria.
755-745
Ashur-nirari V
Filho de Adad-nirari III. Durante os seus últimos quatro anos não fez campanhas militares e foi, por isso, considerado fraco, levando a uma revolta.
745-727
Tiglath-Pileser III
Referido pelo nome Pulu. Insinuou-se como sendo filho de Adad-nirari III, mas isso pode não ser verdade. Tomou o trono na sequência de uma revolta em 746. Iniciou reformas que levaram a Assíria a ser um império.


Jeú inicia uma dinastia em Israel

Jeú ajoelhado
Em 842 a.C., Shalmaneser III, ataca Aram (Síria) e força o rei Hazael a refugiar-se nas muralhas de Damasco enquanto muitas cidades da Síria são destruidas e pilhadas. Nesse mesmo ano, o general Jeú de Ramote-Gileade, com o acordo de Shalmaneser III, toma o poder em Israel eliminando todos os herdeiros de Acabe, incluíndo o rei Acazias de Judá que estava de visita a Israel (2 Reis 9).

Em Judá, Atália, mãe de Acazias, substitui o filho – assassinado por Jeú –  no trono. Atália planeou erradicar qualquer potencial candidato ao trono, o que incluíu tentar assassinar o seu neto, filho de Acazias. Mas o neto de Atália, Jeoás, foi protegido pelo sumo-sacerdote Jeoiada que o escondeu durante a sua infância. Sete anos mais tarde, Jeoás reclamou o trono e Atália foi executada (2 Reis 11).

Por volta de 825 a.C., ainda no reinado de Jeú, Hazael da Siria começa a atacar Israel (2 Reis 10) e, no reinado de Jeoacaz, filho de Jeú, Israel torna-se vassalo da Síria. Mais tarde, em 802 a.C., Jeoás, filho de Jeoacaz, liberta Israel (2 Reis 13).

Jeoás de Judá, mandou executar o filho de Jeoiada (o sumo-sacerdote que o tinha protegido na infância). Em 801 a.C., os sírios atacam Judá e pilham o Templo, mas retiram-se, deixando Jeoás gravemente ferido. Em retribuição pela morte do filho de Jeoiada, Jeoás é assassinado por servos (2 Reis 12; 2 Crónicas 24).

Amazias, sucessor de Jeoás em Judá, desafia Israel para a guerra de modo a disputar territórios, mas é derrotado e o tesouro do Templo pilhado. Tal como o seu pai, Amazias foi assassinado numa conspiração (2 Reis 14; 2 Crónicas 25).

Por volta de 785 a.C., Jeroboão II, da dinastia de Jeú, conquista Damasco aos sírios (2 Reis 14) com a provável ajuda de Adad-nirari III.

Período (AEC)
Rei
Descrição
842-815
Jeú
Matou Jezebel e toda a família real da casa de Acabe/Omri. Tributário de Salmaneser III da Assíria.
815-801
Jeoacaz
Filho de Jeú.
801-786
Joás
Filho de Jeoacaz.
786-746
Jeroboão II
Filho de Joãs. O reino de Israel atingiu o máximo de poder.
746-745
Zacarias
Filho de Jeroboão II. Assassinado por Salum (Chalum).


A dinastia iniciada por Jeú termina após 100 anos de reinado em Israel, com o assassinato de Zacarias, filho de Jeroboão II, em 745 a.C.. Várias conspirações depois, instala-se Menahém no trono de Samaria.


A Estela de Mesha, rei de Moabe

A Pedra Moabita ou Estela de Mesha, é uma pedra com uma inscrição sobre Mesha, rei de Moabe. Esta regista a conquista de Moabe por Omri, rei de Israel. Após a morte de Acabe, filho de Omri, Mesha revolta-se depois de quarenta anos de vassalagem e consegue a independência.

Encontrada em Díbon, a antiga capital do Reino de Moabe, encontra-se no Museu do Louvre, em Paris.

Texto da Estela de Mesha ou Pedra Moabita
Eu, Mesha, filho do Deus Qemosh, rei de Moabe, o dibonita. Meu pai reinou sobre Moabe por trinta anos e eu sucedi-lhe. E eu construí este santuário para Qemosh em Karchah, pois Ele salvou-me de todos os agressores, e fez-me triunfar sobre os meus inimigos. Omri, rei de Israel, oprimiu Moabe por muito tempo, e Qemosh irou-se com as suas agressões. Seu filho [Acabe] sucedeu-lhe e também disse "Vou humilhar Moabe". [...] 
Omri tomou a terra de Madeba, e ocupou-a e também o seu filho, por quarenta anos. E Qemosh teve misericórdia da terra no meu tempo. E eu construí Baal-meon e fiz-lhe uma cisterna, e construí Kiriathaim. E os homens de Gade habitaram no país de Atarote desde tempos antigos e o rei de Israel fortificou Atarote. Eu assaltei a muralha e capturei-a, e matei todos os guerreiros da cidade para deleite de Qemosh e Moabe, e levei os despojos para oferecer a Qemosh de Kiriate; e aí coloquei os homens de Siran e Mochrath. 
E Qemosh disse-me "Toma Nebo a Israel", e eu fui na noite e lutei contra ela desde o amanhecer até o meio do dia, e tomei-a: e matei sete mil homens mas não matei as mulheres e donzelas, mas devotei-as a Ashtar-Qemosh; e retirei as taças de Yahveh, e ofereci-as a Qemosh. E o rei de Israel fortificou Jahaz, e ocupou-a, quando fez guerra contra mim, e Qemosh expulsou-o por mim, e eu trouxe de Moabe duzentos homens, e coloquei-os em Jahaz, e tomei-a para anexar a Dibon. 
[...]


Um comentário: