domingo, 14 de janeiro de 2018

Clemente de Roma - Aos Coríntios




Clemente de Roma

Sobre Clemente de Roma (35 a 99 EC) é dito que ocupou o cargo de bispo de Roma no primeiro século (de 88 a 99 EC). Poucos detalhes são conhecidos sobre a vida de Clemente para além da sua Carta aos Coríntios.

Na qualidade de bispo de Roma é referido, pela Igreja Católica, como Papa Clemente I, mas a lista oficial dos primeiros Papas (ou bispos de Roma) não é nada credível.


Primeira Carta aos Coríntios

Epístola de Clemente aos Coríntios (gr. Klēmentos pros Korinthious) é uma carta endereçada aos cristãos de Corinto, de autoria atribuída a Clemente de Roma.

Esta carta terá sido escrita em resposta a uma disputa que resultou na destituição de certos líderes (gr. presbyteros) da igreja de Corinto. Ele afirmou a autoridade dos presbíteros como governantes da igreja com base no facto destes terem sido designados pelos apóstolos. É um dos documentos cristãos existentes mais antigos fora do Novo Testamento.

Sobre esta carta é tradicionalmente estabelecido que terá sido escrita entre 80 e 140 EC. Isto levanta alguns problemas:
 - se a carta foi escrita depois de 99 EC, então não foi Clemente de Roma que a escreveu, pois está estabelecido que Clemente morreu nesta data. Isto deixaria o intervalo de 80 a 99 EC como possíveis datas de escrita;
 - se a carta foi escrita depois de 80 EC, como é que o autor menciona o Templo de Jerusalém como estando em pleno funcionamento, se este templo foi destruído em 70 EC?

Primeira Epístola de Clemente de Roma aos Coríntios, capítulo 41 
Que cada um de vocês, irmãos, dê graças a Deus, seguindo a sua própria ordem, vivendo em toda boa consciência, tornando-se gravidade e não excedendo o domínio do ministério prescrito a ele. Não é em qualquer lugar, irmãos, que são oferecidos os sacrifícios diários, ou as ofertas pacíficas, ou as ofertas de pecado ou as ofertas de transgressão, mas somente em Jerusalém. E até mesmo aí eles não são oferecidos em qualquer local, mas apenas no altar diante do Templo, o que é oferecido sendo primeiro examinado cuidadosamente pelo sumo sacerdote e pelos ministros já mencionados. Aqueles, portanto, que fazem algo além do que é agradável à Sua vontade, são punidos com a morte. Vejam, irmãos, que quanto maior o conhecimento que nos foi concedido, maior é o perigo para o qual estamos expostos.

Portanto, se esta carta foi escrita apenas por Clemente de Roma, terá sido escrita antes de 70 EC porque o Templo de Jerusalém foi destruído nesta data.


Clemente não sabe nada sobre João Batista

No Evangelho de Marcos, João Batista aparece vestido de peles anunciando Cristo, mas Clemente não sabe disso, pois refere os profetas do Antigo Testamento com essas características e não João Batista.

Primeira Epístola de Clemente de Roma aos Coríntios, capítulo 17 
Sejamos imitadores dos que caminhavam em pele de cabra e de ovelha, anunciando a vinda de Cristo. Referimo-nos a Elias e Eliseu, e também Ezequiel e dos profetas, e além desses àqueles de quem Deus deu testemunho.


Referência de Paulo sobre Clemente

O apóstolo Paulo também escreveu aos Coríntios por volta de 53-54 EC. E na sua carta aos Filipenses, Paulo refere um Clemente, que poderá ser este.
Filipenses 4:3
E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.


Referências:
 - http://www.earlychristianwritings.com/text/1clement-roberts.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário